

dúvidas da constelação.
Perguntas frequentes
Trata-se de um método de ajuda baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger sobre as leis naturais que atuam nos relacionamentos humanos e, denominadas por ele de Ordens do Amor. As ordens do amor são princípios que regem o bom ou mal funcionamento de todas as relações na sua duração e consequência.
Com estes princípios considerados, as relações tendem ao sucesso e, nas suas desconsiderações, o fracasso ocorre para o individuo ou para seus descendentes. Para o autor, os sistemas relacionais pressupõem hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada ao sistema), pertencimento (estabelecido pelo vínculo), equilíbrio (estabelecido pelo dar e tomar/receber).
Quando tais princípios são violados, surgem compensações que atuam nos membros pertencentes ao sistema e sua violação é percebida somente através das suas consequências: doenças físicas, emocionais, fracassos nos relacionamentos, na profissão e na vida.
Nas constelações familiares o atendimento pode ser realizado em grupo ou individual. Nos grupos os representantes, pessoas participantes do grupo, vivenciam, em si, os movimentos da alma do sistema do cliente, e comunicam informações do Campo Fenomenológico das Constelações. Nos atendimentos individuais as relações são representadas por bonecos, âncoras ou pelo ajudador.
Comumente o cliente não acessa tais informações de forma consciente, visto ao fato de que podem ser informações atuais ou informações antigas, de seus antepassados. O objetivo do trabalho com as constelações familiares é a reconciliação e harmonização das conexões da ancestralidade e da atualidade promotoras de leveza ao sistema.
Por se tratar de um campo fenomenológico de informações algumas vezes a constelação é confundida com misticismo e crenças religiosas.
O que aparece em uma Constelação Familiar? O que é aquilo que se mostra em uma constelação? E como pode ser que algo completamente desconhecido pode aparecer e se revelar?
Estas perguntas devem ser repetidas cada vez novamente. É evidente que um campo sábio entra em ação em uma constelação. De acordo com as compreensões e o conhecimento de hoje, a Constelação Familiar, como se revela agora, está muitos anos a frente do tempo. A Constelação Familiar é um movimento externo de um acontecimento cósmico.
Esta pergunta é respondida claramente por Bert Hellinger: Não. Porém o que podemos aprender é desaprender a nossa imagem de “certo” e “errado”; a imagem de um processo determinado para se livrar de um problema, e abdicar de uma interpretação. Isso significa que há uma única intenção: queremos constelar uma família. Isto acontece em sintonia com o cliente. A constelação pode ser relacionada da mesma forma a um meio profissional. Também um produto ou uma questão de decisão podem ser constelados. O procedimento numa constelação continua livre de qualquer intenção, de qualquer desejo e do medo. Da mesma forma livre do desejo de poder entregar um resultado. Respostas racionais são sempre suposições. Se estas condições são garantidas pelo constelador, então um outro campo, que torna qualquer intervenção desnecessária, se abre.
Como podem se deixar guiar para dentro dele, reconhecendo a boa solução para então aplica-la como insight na vida?
Bert Hellinger diz: Podemos aprender a transformar o nosso ser, o nosso caráter, para resistir à tentação do “fazer”. Olhamos de forma centrada para o fenômeno. Assim nos tornamos o observador. E ao observar, o movimento cósmico se revela, que pode ser visto, vivido e compreendido por cada um. De qualquer forma ele precisa permanecer no espaço sem interpretação. Aprender a Constelação Familiar segundo Hellinger® significa aprender uma abordagem completamente nova em relação ao desconhecido. A Constelação Familiar segundo Hellinger® não é nem um ofício nem um método. Ela é uma caminho, uma passagem para um outro plano, um outro nível de consciência. Ali todas as perguntas encontram o seu caminho e sua resposta. Podemos partir do princípio que tudo que acontece numa constelação, que revelou aquilo que foi e que será, sempre serve ao bem do cliente. Também se o cliente teve outra expectativa em relação à sua ideia da constelação. Se o cliente confiar no constelador, aquele resultado exato o indicará para um novo plano.
O resultado de uma constelação indica um novo caminho e leva adiante, para muito além do pensamento e dos desejos. No entanto o constelador precisa ser capaz de suportar, e deixar o cliente suportar, o resultado de uma constelação.
A postura segundo da Constelação Familiar de Bert Hellinger® pertencia, inicialmente, somente a de médicos e terapeutas. Posteriormente ele reconheceu que os procedimentos e a abordagem necessários devem ser a partir de uma postura profundamente humilde, que esteja aberta e pronta para tudo que se observa. Um postura que não é orientada por um objetivo de forma curiosa ou “fazedora”. É uma absoluta confiança e entrega, sem saber por si mesmo aonde ou como o próximo passo leva adiante. Assim o constelador e o cliente podem estar presentes com absoluta atenção diante de um movimento de forma maravilhada.
A Constelação Familiar pertence a mãos responsáveis. O constelador deve estar diante das pessoas e da vida de forma consciente, atenciosa, cuidadosa, respeitosa e aberta. Esta é a tarefa de aprendizagem. A prática é descoberta de caso em caso de forma nova. Da mesma forma como não há duas pessoas iguais, não há duas constelações iguais. Seja relacionada a uma empresa ou a um relacionamento, à vida profissional ou privada, a doenças, à escolha vocacional ou a qualquer outra questão. Aqui estamos diante de uma transição para um ou mais campos sábios, movedores e poderosos. Eles podem ser descritos também como vários planos entrelaçados do “SER” todo-abrangente.
A teoria pode ser encontrada em mais de 100 livros de Bert Hellinger, no site Editora Atman e da Editora Cultrix. Algumas questões da teoria também podem ser pesquisadas nos livros escritos por Marusa:
- Dinâmicas Sistêmicas das heranças de destinos - Entrelaços de família;
- Constelações Familiares com Bonecos - e os elos de amor que vinculam aos ancestrais.
O nome original do trabalho desenvolvido por Bert Hellinger em alemão é Familienaufstellung e significa, numa tradução literal, "Colocação [Representação] familiar". Porém o verbo "stellen" em alemão foi traduzido ao inglês como "constellate", ou seja, posicionar certos elementos numa configuração dada. Como o primeiro livro traduzido ao português veio do inglês e não do original em alemão, foi então traduzido como "constelações familiares". O termo "constelação" remete a conotação de uma representação entre os participantes mostrando as suas relações através da configuração espacial destes elementos
A Hellinger sciencia®, aqui escrita assim de propósito, é uma ciência do amor do espírito. Se trata de uma scientia universalis, a ciência universal dos ordens do convívio humano, começando pelas relações familiares, ou seja, as relações entre homem e mulher e entre pais e filhos, incluso a sua educação, indo para as ordens do trabalho, na profissão e nas organizações, até as ordens entre grupos abrangentes como no caso de povos e culturas. Ela é ao mesmo tempo a scientia universalis sobre as desordens, que levam aos conflitos no convívio humano, as quais separam as pessoas invés de uni-las. Estas ordens e desordens e transferem ao corpo. Elas desempenham um importante papel no caso de doenças e da saúde física, anímica e espiritual. Por quê essa ciência se chama Hellinger sciencia®?
Hellinger responde: - Eu obtive estes insights como também os descrevi. Eu os testei na prática e publicamente. Por isso muitos puderam verificar o efeito destes insights em si mesmos como também nas suas relações e suas ações. Nisso se mostram que aqui se trata realmente de uma ciência. Como ciência a Hellinger sciencia® está em movimento. Isso quer dizer que ela se desenvolve continuamente e também pelas experiências e insights de muitos outros que entraram nela – e nas suas consequências. Como ciência viva ela não forma uma escola, como se ela estivesse terminada e pudesse transmitir algo definitivo que pudesse ser aprendido. Por isso não existe um controle de sucesso para ela, como se pudesse ser medida de acordo com padrões que estão fora dela e como se ela tivesse que se justificar. Sua justificação está no seu efeito e seu sucesso. Ela é em todos os sentidos uma ciência aberta. A Hellinger sciencia® dá motivo para a pergunta até que ponto essa designação é permitida. Me fiz esta pergunta também. Porque foi só lentamente que eu compreendi o alcance dos meus insights sobre as ordens do convívio humano e do amor humano. Eu compreendi que eles se unem para um ciência abrangente sobre as nossas relações e que chegou a hora de apresenta-la como ciência própria e dá-la um lugar de acordo em público. O meu nome deve assegurar que esta ciência é descrita e apresentada na sua clareza original.
A Hellinger sciencia® chegou a uma dimensão além dos insights que podem ser diretamente imaginados nas ordens das nossas relações, que é uma dimensão espiritual. Somente partindo dela o alcance desses insights pode ser compreendido. Somente partindo dela, o seu significado universal e as consequências que dele resultam podem ser vividos em todas as áreas. O que é esse insight espiritual e o que são as suas dimensões? Este insight parte do princípio de uma observação e das consequências que dela resultam: Tudo que está presente não se move partindo de si mesmo. É movido por fora. Mesmo se algo se move como se movesse por si mesmo, como por exemplo tudo que vive, tem o seu movimento de um princípio que não resulta de si mesmo. Por isso qualquer movimento, também o movimento de tudo que vive, provém de um movimento que vem de fora, não somente no início, mas de forma ininterrupta enquanto a vida dura. Há algo a mais a ser considerado. Qualquer movimento, principalmente todo movimento vivo, é um movimento sabido. Ele parte do princípio de uma consciência naquela força que move tudo. Com outras palavras: Qualquer movimento é um movimento pensado. Ele se põe em movimento porque é pensado por esta força e ele se põe em movimento como foi pensado. O que então está no início de qualquer movimento? Um pensamento que tudo pensa como é. Qual é a consequência disso?
Para este pensamento não existe nada que ele não quer assim como é, e como aquilo se move. Qualquer movimento afinal é um movimento do espírito. Por isso nada termina para este espírito. Tudo que foi ele ainda pensa, assim como ele nos pensa no presente e ao mesmo tempo tudo que virá. Por ele pensar o que virá ao mesmo tempo como aquilo que passou, tudo que é passado é relacionado ao que virá. O passado está em movimento em direção ao que virá e ao chegar, encontra a sua conclusão. Mas também aquilo que virá se tornará passado e se move como algo passado igualmente em direção a algo que virá. Não é concebível para nós que este pensamento que todo move termina. Assim como nada pode existir que não é pensado por ele, assim nada pode existir sem ele. Porque quem ou o quê deveria ainda pensa-lo após ele? Diante deste pensamento muitas das suposições e ideias, até então importantes para nós, cessam de existir. Por exemplo a suposição do livre-arbítrio, a suposição de uma responsabilidade pessoal. E muitos valores e diferenciações que sustentam a nossa cultura, desaparecem. Eu chamo aqui em primeira linha a diferenciação entre bem e mal, entre certo e errado, entre escolhido e condenado, entre acima e abaixo, elevado e baixo, melhor e pior e finalmente entre vida e morte. Mas nós ainda nos deparamos com estas diferenciações e a vivenciamos. Elas não são também pensadas e queridas por este espírito, assim como elas são?Há algo a mais a ser considerado aqui: O passado e aquilo que virá não são a mesma coisa. O passado está no caminho em direção ao que virá.
Assim há um antes e um depois, e um mais e um menos para as nossas experiências. O quê é este menos? O quê é este mais? Não se trate de menos consciência ou mais consciência. Nós nos encontramos em um movimento de menos consciente a mais consciente. Nos encontramos em um movimento de menos conscientemente em sintonia com este movimento todo-abrangente em direção a mais conscientemente em sintonia com o seu movimento. Assim então há um movimento para nós de menos para mais, que não é concebível para este espírito. Para ele não há mais ou menos. Mesmo assim este movimento está em tudo com que encontramos nele, pensado por este espírito neste movimento. Este é pensado por aquele para nós, da forma que for que ele exija algo de nós como experiência no caminho em direção a mais consciência. Quem consegue ter mais consciência? Quem consegue estar mais em sintonia com esta consciência do espírito? Nós podemos ser assim pessoalmente? Nós podemos ser assim sozinhos nesta vida? Ou é assim que todas as pessoas, passadas como agora e futuras, estão juntas neste caminho e alcançam esta consciência com todos juntos? Elas a alcançam juntas com todas as experiências já feitas e que ainda precisam ser feitas, tanto por nós como por muitos outros, tanto nesta vida como nas outras?
Não.
A abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a necessidade de que o cliente creia em nada de antemão. É uma abordagem empírica e é baseada na própria percepção do cliente e dos representantes. Quem quer que misture essa abordagem com religião, misticismo, rituais ou credos diversos, não está seguindo a metodologia segundo ela foi criada.
O fenômeno das constelacões é ainda algo em estudo. Não se firmou totalmente a base científica para o mesmo, mas os melhores estudos a respeito foram feitos pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake, que criou a Teoria dos Campos Morfogenéticos. Possui diversos livros publicados e executou inúmeras pesquisas cientificas com grande rigor estatístico. Tais livros foram traduzidos para o português, sendo alguns dos mais conhecidos: "Por que os cães esperam seus donos" e “A sensação de estar sendo observado”- editora Cultrix.
O livro “Constelações Familiares com bonecos e os elos de amor que vinculam aos ancestrais” de Marusa da Graca, da Editora Juruá, também contribui com um capitulo essencial para compreender, com os aportes de renomados autores da ciência da complexidade (Amit Goswami, Erwin Laslo) o fenômeno evidenciado nas Constelações Familiares.
O trabalho com um dos cônjuges, mesmo que seja de um tema pessoal, permite ao outro que o acompanha, perceber como os movimentos de amor de seu parceiro(a) se desenvolvem já que se encontra vinculado ao seu sistema de origem. As constelações permitem observar que, por trás daquilo que o outro faz atua um amor profundo da ligação e lealdade à sua família de origem que antes não era percebido, resultando no enriquecimento da relação e da compreensão mútua. Quando um dos cônjuges não deseja que o outro vá, aceita-se a necessidade da sua privacidade.
Sempre que os pais constelam seus filhos e, avós seus netos, eles estão liberando as gerações futuras. Inclusive, é bem importante a mãe (pai) constelar seu feto. Os ancestrais, pais e avós são as pessoas que podem liberá-los. Cada criança que nasce, já nasce com uma “carga” sistêmica recebida do sistema familiar paterno e materno, é um processo inconsciente que não oferece escolha para o descendente.
Não há necessidade do filho participar, estar presente e nem saber dos pais o que estes estão fazendo pelos seus filhos (constelando). Não que isso seja um segredo mas, os pais sempre podem cuidar dos seus filhos sem precisar dizer-lhes que estão cuidando, para não enfraquecê-los. Não indicamos levar as crianças no campo das constelações porque, somente os adultos é que podem interferir nos emaranhamentos sistêmicos familiares.
Na experiência de Bert Hellinger com crianças os resultados se mostraram muito frutíferos. Nesses casos, porém, os pais (ou pelo menos um deles) precisam estar presente e solicitarem a constelação.
As constelações atuam em todo o sistema, com sua presença ou ausência. Para solicitar uma constelação o cliente deve ter a condição de independência de escolha senão a constelação deve ser solicitada por seu responsável.
Sim.
As constelações familiares observam que muitas doenças são sistêmicas ou seja, estão ligadas à pendências da ancestralidade. Porém, que esse trabalho não é um substituto para o tratamento médico adequado. O objetivo das constelações não é curar as doenças e sim harmonizar o sistema e, com isso, não haver mais a necessidade da presença da doença sistêmica
Não.
As constelações mostram que quase sempre aquilo que atua em uma família nem sempre é sabido por todos os membros dessa família. Muitas das relações amorosas dos pais ou avós que antecedem o casamento dos pais é, comumente, pouco conhecida pelos filhos ou netos. As constelações tem a propriedade de descortinar as informações cruciais que tem relevância. O essencial se mostra através do trabalho em si.
Sim.
As empresas e a profissão também estão submetidas às mesmas leis que regem as relações humanas, pois são compostas por pessoas. Deve-se verificar as situações nas quais a pessoa que constela tenha a condição da mudança.
Sim.
Estas questões econômicas tem profundas ligações com as relações dentro da família. Muitas dinâmicas surpreendentes, envolvendo dificuldades com dinheiro, vem à luz através das constelações, dinâmicas de pertencimento e lealdade.
Sim,
A constelação pode revelar muito sobre a situação em si, ampliando a visão de quem necessita tomar uma decisão sobre as muitas questões contextuais.
Sim,
Conforme a influência da medicação sobre a sua consciência, apatia, desatenção, indiferença, etc… as ressonâncias das constelações irão atuar mais diretamente no seu inconsciente. O trabalho com as constelações não substituem o tratamento médico, mas é um ajudante poderoso.
Sim.
Os problemas conjugais estão ligados a emaranhamentos e lealdades às suas famílias de origem. As constelações familiares podem liberar o casal de suas fidelidades para seguir e construir seus caminhos. Para uma boa convivência, os parceiros devem reconhecer sua igualdade de importância na parceria e valorizar o parceiro na sua contribuição para o sistema. O vínculo se fortalece nas trocas equilibradas entre o Dar e Receber que ambos participam, ambos se responsabilizando pelo que constroem juntos.
dúvidas dos cursos.
Perguntas frequentes
EaD – Abreviatura de Ensino à distância
Modalidade de ensino que elimina as barreiras temporais e geográficas, uma vez que os conteúdos pedagógicos e de interação acadêmica ocorrem por meio de recursos tecnológicos. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos estudantes com horários flexíveis para aprendizagem. É o modelo oposto ao tradicional, o ensino presencial. Suas atividades geralmente envolvem discussões online, leitura de textos e livros, vídeo aulas e outros projetos.
Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.
No curso presencial, as dúvidas surgidas são sanadas imediatamente, as apostilas seguem a programação do curso e os exercícios são vivenciados em grupo promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. No curso online, as dúvidas poderão ser tiradas por contatos on-line com o professor.
Assim como no curso presencial, o curso à distância oferece alguns exercícios que o aluno poderá praticar de acordo com sua disponibilidade de horário e engajamento. O material de apoio, apostilas, slides e indicações de leituras são os mesmos contando com constantes atualizações.
Flexibilidade de horários
A principal diferença entre um curso presencial e um curso de ensino a distância (EaD) é a flexibilidade em relação aos horários adaptados à disponibilidade do aluno. O aluno é o total responsável pela administração dos estudos ofertados.
Local
Os cursos a distância além de oferecer horários flexíveis também não solicitam deslocamentos do aluno. O ambiente de estudos é de total escolha do aluno. Fator que impacta em comodidade e redução de gastos. O ensino presencial oferece horários fixos previamente agendados para serem realizados.
Interação
Os alunos dos cursos presenciais podem fazer perguntas direto ao professor a qualquer momento da aula. O curso a distância oferece oportunidades adequadas especificas de interação: e-mail, whatsapp, ou o acompanhamento semanal on-line com as supervisões.
Os benefícios variam de acordo com o perfil e os objetivos do aluno, mas no geral é possível listar 3 vantagens universais dos cursos livres EAD: possibilidade de montar a própria rotina de estudos, economia de tempo e dinheiro para se deslocar até a instituição e preços geralmente mais acessíveis na mensalidade.
O Instituto Marusa é uma empresa da área educacional que objetiva o ensino, treinamento, desenvolvimento e acompanhamento do aluno em sua trajetória de aprendizagem. O Instituto Marusa oferece cursos livres de Formação em Constelações Familiares. São cursos ofertados no formato presencial e a distância.
O curso de formação pretende ofertar uma formação integral e conta com um Conteúdo Programático apropriado à necessidade real do aluno, tanto do aluno iniciante quanto do aluno com algum conhecimento no tema, alunos com outras formações. Estruturado em um conteúdo que abrange desde as bases filosóficas das constelações familiares até a sua intervenção prática. Para tanto, o curso se encontra estruturado em 4 pilares especiais:
F1 Pilares das Bases da Filosofia das Constelações Familiares
F2 Pilares de Aprofundamento nas Novas Constelações Familiares
F3 Pilares de Aperfeiçoamento nas Novas Constelações Familiares propondo o estudo, exercícios e leituras de intervenções mais especificas
F4 Pilares da Prática das Novas Constelaçoes Familiares com módulos de dinâmicas de manejo, treinamento, videoaulas de intervenções praticadas e supervisões semanais ao vivo.
O curso segue um Plano de Ensino que envolve etapas teóricas e práticas através de material selecionado: video-aulas, slides e apostilas. Segue uma logística própria, ordem de organização que visa um maior aprendizado, altamente benéfico para o aluno. Seus pilares iniciais, das bases e aprofundamento, oferecem as bases necessárias e pertinentes às posteriores compreensões. Indicamos que a ordem seja seguida nas etapas oferecidas pois os mesmos se encontrarem organizados em uma sequência lógica de compreensão crescente.
Os pilares de aperfeiçoamento podem ser cursados aleatoriamente pelos alunos que já cursaram as bases ou alunos com formação.
Os pilares da prática podem ser cursados aleatoriamente e objetivam treinamento e desenvolvimento do aluno. O aluno pode participar de todas as atividades práticas oferecidas mesmo sendo um iniciante.
O conteúdo do curso a distância é composto por videoaulas ministradas em cursos presenciais, atendimentos presenciais, aulas de cursos ao vivo e aulas gravadas, específicas do assunto proposto. Todas as aulas são ministradas pela Prof. Psic. Marusa Helenna da Graça – CRP 08/0353
O Curso é voltado a todos profissionais que veem na Constelação uma fonte de conhecimento e estudos, seja como campo principal ou secundário de atuação. É voltado também para aqueles que, após realizar todo o trajeto do Curso, desejem atuar na prática como Consteladores. Como pré-requisito, recomenda-se o ensino médio completo.
Sem dúvidas, a Constelação é uma das mais destacadas profissões apontadas como “profissões do futuro”. Técnicas da Constelação são cada vez mais usadas para resolver conflitos internos e interpessoais, em análises individuais, em audiências conciliatórias nos tribunais, em escolas, igrejas, empresas e nos mais diversos espaços comunitários. Além disso, inúmeros profissionais do jurídico, de coaching, de saúde, de educação, da área religiosa e de terapias holísticas estão agregando a Constelação como um poderoso método de intervenção.
Deste modo, todos aqueles que possuem ensino médio completo ou superior completo ou em andamento e que têm algum interesse em aprender e desenvolver as técnicas, seja para utilização dos conceitos e ideias em seu atual contexto de trabalho, ou ainda para investir em uma nova carreira, podem sentir-se contemplados dentro do escopo de interessados em realizar a Formação.
Paralelo ao desenvolvimento profissional o curso envolve, integralmente, o desenvolvimento pessoal, individual e sistêmico do participante.
Vai depender do seu interesse e do conhecimento que você já tenha sobre as Constelações Familiares. O Instituto Marusa oferece cursos teóricos e cursos práticos.
Para os alunos que são iniciantes em Constelações Familiares sugerimos que siga a ordem dos cursos colocada na plataforma de ensino EaD. Mesma ordem ministrada nos cursos presenciais, porém, o aluno também pode escolher cursar fora da ordem programada.
Cada Curso oferece um número diferenciado de módulos. Oferecemos também a opção “combo” (F1 + F2) com diferencial financeiro, um desconto.
Os pagamentos podem ser realizados através de parcelamento sem juros no cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.
Os alunos que concluírem os cursos (todos os módulos) receberão do Instituto Marusa, de forma online, um certificado de participação daquele curso concluído.
Sim! Desde 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estipula que um certificado de ensino à distância tem o mesmo valor do que um certificado de curso presencial.
Não.
Assim como nos cursos presenciais, um curso EaD trabalha com materiais didáticos diversos, textos para leitura e exercícios.
O ambiente virtual e o conteúdo dos cursos ficam disponíveis para o aluno enquanto ele estiver regularmente matriculado. O prazo varia conforme a carga horária de cada curso, sendo de 180 ou 365 dias.
Estudar, pesquisar, interagir, sempre se colocando como agente ativo do seu processo de aprendizagem. A capacidade de administrar seu tempo alocando horas para o estudo é outra importante competência que o aluno deve procurar desenvolver, sendo essencial para seu autodesenvolvimento profissional e pessoal.
O curso garante qualidade de ensino e não pode garantir a qualidade de aprendizagem do aluno. Para ser constelador o aluno deverá adquirir conhecimento e desenvolver uma habilidade própria nos requisites solicitados pela Hellinger Sciencia® para trabalhar como constelador:
- desenvolvimento pessoal,
- centramento,
- entrega,
- conhecimento e prática da filosofia aportada.
Os cursos EaD disponibilizam ferramentas possibilitando fazer perguntas por e-mail, whatsapp do grupo de alunos do Instituto Marusa ou na supervisão ao vivo, destinada a perguntas e respostas. Os alunos também são encorajados a participar de discussões sobre a disciplina, tirando dúvidas e trocando experiências com outros alunos.
Para utilizar os materiais didáticos online, basta um computador com configurações básicas e acesso à internet. Não é preciso entender muito de tecnologia, já que o aluno na maior parte do tempo estará apenas reproduzindo vídeos e fazendo o download de arquivos de leitura.

