F3 - aperfeiçoamento 2

casais

uma comunidade de destino

conteúdo

7 módulos 

 

certificação

30h

 

dificuldade

avançado

F3 - APRF 2 - CASAIS (4).png
Botão

conteúdo programático

O sistema de casal é formado pelos elementos do sistema, um sistema composto de pessoas com energia de polaridades diferentes e complementares, o masculino e o feminino. Estas energias de gênero influenciam a relação mútua do casal em suas complementariedades. Ambas as energias de gênero trazem consigo muitas compensações sistêmicas de suas jornadas culturais e vivenciais. O masculino, dantes detentor do pátrio poder sobre o feminino agora mostra outras facetas em sua interação. O feminino dantes subjugado também mostra novos fazeres nas interações de casais.

Cada um dos gêneros habita em nós com seus legados, suas crenças, seus medos e suas compensações multigeracionais, emaranhamentos de pertencimento aos campos anteriormente compartilhados pela nossa ancestralidade. Como elementos do sistema conjugal, ambos se encontram alinhavados à uma comunidade de destino onde ambos se escolhem inconscientemente a serviço do seu sistema de origem.

Neste módulo transitamos nos diferentes legados de gênero, nos modelos adquiridos na família de origem com os pais e buscamos oferecer ao aluno a oportunidade de experimentar em si a consciência destes legados através de muitas vivencias, reflexões e exercícios. 

​O curso oferece 7 módulos que abarcam a teoria, vivências liberadoras através de exercícios e a prática no campo de trabalho das Novas Constelações Familiares

1. Módulos

 

M1 . O sistema de casais, uma comunidade de destino

Um módulo composto de duas aulas que reflexiona sobre explicações das comunidades de destino em sistemas de casais. Nestas reflexões também foram abordadas “as forças do amor”, aportadas por Bert Hellinger, forças que assoalham o funcionamento relacional no sistema de casais.

 

M2 . Sistema de gênero

​Um módulo especial que aponta para os legados das heranças inconscientes de gêneros vividos pela ancestralidade em sua época e cultura. Legados geradores de crenças, mandatos e valores, no descendente atual e que, alguns dos quais, se tornaram impeditivos para a liberação e a escolha da vida.

 

M3 . Os modelos de gênero e de conjugalidade dos pais

Com os pais aprendemos os modelos de gênero, modelo de identidade no feminino - mulher -  e identidade no masculino – homem - suas diferentes interações e valorizações. Este primeiro modelo da família de origem nos encaminha, posteriormente, para uma outra identidade/ mulher - homem e formamos a nossa segunda família.  

A escolha atual do casal encontra-se sob as bases da primeira família, a família de origem. Para esta segunda relação, a relação de casal, é transferida as carências e projeções dos modelos trazidos. Assim, o parceiro escolhido na primeira escolha de parceria acaba sendo uma ilusão daquilo que se precisa resolver nas pendencias do casal original familiar (casal dos pais). Aquilo que espero do outro se encontra baseado nas minhas carências enquanto filho dos meus pais.

De tal modo que não só o modelo de gênero é trazido para o casal como também o modelo da conjugalidade, a forma como os pais se relacionavam, suas crenças, ideais, valores, faltas e conflitos.

Abordamos neste módulo um dos impedimentos para a formação e manutenção do novo casal, a dinâmica que Bert Hellinger nomeou de “filhinho da mamãe” ou “filhinha do papai”. Tais dinâmicas podem dificultar, ou até mesmo, impedir os descendentes de ir para novos parceiros, motivo suficiente para se tornar bem conhecidas pelos consteladores.

Como identificar esta dinâmica no campo? Este é o conteúdo de uma das aulas que você pode acessar neste módulo.

​ Neste módulo foram aplicados exercícios sobre o modelo de conjugalidade apreendido.  

 

M4 . Sistema da conjugalidade e as comunidades de destino

 Um módulo que aporta os pilares da relação de casal resumidos por Brigitte Champetier de Ribes. Os pilares, segundo a autora, norteiam as bases para um relacionamento de casal. Podemos destacar que as intrincações, ou emaranhamentos com a ancestralidade, se fazem presente em alguns destes pilares

 

M5 . As comunidades de destino – relações difíceis e rupturas

Os emaranhamentos aos quais estamos ligados na ancestralidade nos levam às relações difíceis e conflitivas promovendo infelicidade e rupturas. Neste módulo oferecemos maneiras de harmonizar relações rupturadas, promotoras de raiva, mágoa e “maldições”.  Como verificar se uma relação anterior ficou pendente? Como harmonizar as relações anteriores para que não promovam as maldições sobre a minha descendência?

Questões aventadas nas aulas que, em sintonia com a ordem nos relacionamentos, promovem a inclusão dos parceiros anteriores, o respeito e aceitação buscando facilitar a qualidade das relações afetivas posteriores.

M6 . Não ter parceiros

Esta aula pontua algumas das principais dinâmicas dos emaranhamentos de não se ter parceiros. Quando estamos impedidos de formar uma nova parceria precisamos verificar onde estamos aprisionados.

 

M7 . A Prática

Um módulo riquíssimo para o aluno desenvolver-se em sua observação profissional com constelações familiares. O módulo apresenta aulas das vivencias e dúvidas dos alunos presenciais em seu treinamento com constelações. Tais reflexões e demonstrações fenomenológicas acrescentam uma verdadeira aprendizagem na prática de se tornar um constelador. O conteúdo de uma das aulas é a constelação de um casal onde podemos claramente observar a complementariedade dos membros do casal.

2. Objetivo

- Proporcionar ao participante condições teóricas e experienciais de autodesenvolvimento nos alicerces filosóficos da Novas Constelações Familiares em função de seu crescimento pessoal e profissional.

- Oferecer certificação das Novas Constelações Familiares para os participantes que tenham como proposta participar da curso ofertado.

 

3. Público alvo

- O curso é dirigido para pessoas que queiram obter mais conhecimento sobre as dinâmicas multigeracionais e seus emaranhamentos sistêmicos fundamentado na filosófica das Novas Constelações Familiares (Filosofia de Bert Hellinger e da Ciência da Complexidade);

- Para profissionais de ajuda independentemente de suas formações/graduações anteriores;

- Pessoas interessadas em seu desenvolvimento pessoal e profissional; 

- Profissionais de educação, de saúde, médicos, psicólogos, terapeutas, coach, consultores, área jurídica, área empresarial, entre outros que desejam aprimorar suas competências; 

 

4. Metodologia

- Em cada curso o participante receberá acesso a vídeo-aulas gravadas, apostilas digitais e leituras indicadas. Todo o material será disponibilizado através plataforma de ensino online em apoio à parte teórica do conteúdo do módulo;

- Estrutura dos módulos: parte teórica, parte prática com exercícios sistêmicos e fenomenológicos e, constelações dos temas pertinentes ao módulo. ​​

- exercícios práticos e vivenciais gravados;

- apostila e slides de aula;

- aulas expositivas da teoria;

- acesso ao fórum de dúvidas ao vivo

5. Observação

O curso garante qualidade de ensino porém a qualidade de aprendizagem fica a critério e responsabilidade do aluno.  Para ser constelador o aluno deverá adquirir os conhecimentos básicos e desenvolver habilidades próprias dos requisitos solicitados pela Hellinger Sciencia®. Para trabalhar como constelador, é necessário: desenvolvimento pessoal, centramento, entrega, conhecimento e prática da filosofia aportada.

Salientamos que para se tornar um profissional constelador, o participante deve ter consciência da necessidade e disponibilidade para se integrar à um processo de crescimento contínuo, que exige dedicação e maturidade. Processo este, que requer um bom tempo para a sedimentação vivencial dos novos conceitos e de uma nova prática na sua postura de vida pessoal/profissional.

HORÁRIO

Plataforma disponível 24h

LOCAL

Plataforma Instituto Marusa

DIFICULDADE

curso básico teórico

ACESSO

ilimitado por 90 dias, no computador, tablet ou celular

AULAS

36 vídeo-aulas gravadas

MATERIAL DE APOIO

apostilas, exercícios e slides de aula

SUPERVISÃO AO VIVO

supervisão semanal de casos e dúvidas

CERTIFICAÇÃO

certificado de 30h

PROGRAMA DETALHADO

R$ 1.187,00
​à vista ou em até 8x sem juros

cartão de crédito, boleto bancário, paypal e pix

formas de pagamento